

Create Your First Project
Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started
Espaços Livres Publicos
Localização
Parelheiros, São Paulo, Brasil
Área
1.041.824m²
Data
2020
Autora do Projeto
Mariana Carvalho
O objetivo dessa proposta é requalificar os espaços livres urbanos em Parelheiros, porque é através deles, que reproduzimos movimentação nas cidades. Assim, prevendo soluções de sustentabilidade para a valorização desse patrimônio ambiental que está diminuindo com o crescimento acelerado e sem planejamento adequado. Para um melhor desenvolvimento, será feito um recorte no distrito de Parelheiros para levantar todas as diretrizes para um futuro projeto de requalificação de espaços públicos, com intervenções pontuais baseado no que QUEIROGA afirma em sua tese de livre docência,
“Compreende-se como sistemas de espaços livres urbanos os elementos e as relações que organizam e estruturam o conjunto de todos os espaços livres de um determinado recorte urbano – da escala intra-urbana à metropolitana” (QUEIROGA, 2012, p. 75)
Após as pesquisas apontadas de Parelheiros e leituras da área de recorte proposto, temos a base teórica para apontar algumas intervenções iniciais. O sistema viário é dos elementos estruturador mais importante para conectar a cidade, e ele sempre vai mudando ao decorrer do bairro, pois está ligado diretamente ao uso do solo e o fluxo de pessoas de cada trecho. Partindo dessa análise, estão representados três cortes com sistema viário diferente, que leva em conta o percurso do ônibus até o terminal, e principalmente os pedestres, propondo calçadas largas em que pode haver um acesso mais confortável as lojas e ao mesmo tempo um fluxo livre para passagem.
O projeto também propõe a retirada das edificações no centro do bairro, por onde passa o córrego, para fazer uma ligação entre o CEU e os espaços livres arborizados. Porque assim pode ser controlado a poluição dos córregos, e os mesmos se tornam um partido estruturados para os espaços livres públicos, mudando a paisagem local.
Com base nas pesquisas, a prefeitura incentiva a preservação da agricultura na zona sul de São Paulo, para que a vida urbana não invada e desmate a vida rural. Para promover esse incentivo da agricultura para as novas gerações, será proposto um pavilhão para a comercialização dos produtos da agricultura, pois muitas fazendas atualmente não conseguem comercializar.
Após as análises morfológicas para entender a real necessidade do lugar, conclui-se que o bairro de Parelheiros precisa equilibrar a preservação da mata atlântica e dos cursos d’água com a urbanização do bairro.
Assim, a partir do capítulo cinco, conhecendo a região e logo após fazendo uma leitura através dos mapas, descobrimos que em Parelheiros não podemos gerar impactos ambientais. Por tanto, a taxa populacional não pode ser estimulada, mas a região precisa gerar empregos para as pessoas que já residem no local e que estão muito distantes do centro de São Paulo.
Para isso, este trabalho propõe incentivo a comercialização da agricultura local, para promover interesse dos agricultores familiares se desenvolverem, gerando empregos na região. E para gerar diversificação de serviços locais, o projeto preserva as edificações com serviços no térreo das residências e estimula outros moradores a fazerem o mesmo no centro do bairro, onde o fluxo de pessoas é maior devido ao transporte público.
No centro do bairro também, está sendo proposto espaços livres públicos arborizados em que ajudam na permeabilidade do solo com a água pluvial. Mantendo o curso d’água natural existente, e tirando todas as edificações centrais para que também seja evitado enchentes, e ao mesmo tempo criando espaços de encontro e lazer da população. Então todo o centro do bairro está priorizando a escala do pedestre e amenizando os impactos ambientais da urbanização.





















